FAQ
1 - Sobre a IDEA9
1.1. O que é a IDEA9?
A IDEA9 é uma Plataforma de Educação Executiva que funciona como Universidade Corporativa Compartilhada e Aberta. Somos inovadores e oferecemos uma experiência de aprendizagem transformadora. Com cursos presenciais, blended e online, oferecemos aos nossos alunos meios de aplicar novos conhecimentos em seu dia a dia. Garantimos um modelo de ensino diferenciado, - com foco no desenvolvimento pessoal e protagonismo profissional.
1.2. Onde fica a IDEA9?
Nossa sede fica localizada da Rua Jaceru, 225 (Vila Gertrudes, 04725-000, São Paulo, SP).
Também contamos com escolas parceiras, o que amplia nossa variedade de temas e locais físicos disponíveis.
1.3. Como ser aluno ou contratar?
Para ser aluno, contate o RH da sua empresa e demonstre interesse em se desenvolver com os cursos da IDEA9.
As empresas parceiras podem contratar o plano de assinatura de acordo com o número de colaboradores que desejam. Esses terão acesso ilimitado aos cursos disponíveis, sendo necessário apenas uma pequena participação de coinvestimento para efetivação da matrícula.
1.4. O que é coinvestimento?
Em nosso modelo de assinatura, a empresa parceira contrata o curso e o aluno tem acesso ilimitado para desenvolver sua carreira.
Para a efetivação de cada matrícula, é necessário o pagamento de uma pequena porcentagem simbólica por parte do aluno, chamada de coinvestimento. Entendemos que esse pequeno valor investido, aumenta a percepção de compromisso com o benefício ofertado pela empresa do aluno.
2 - Acesso
2.1 Primeiro acesso
Acesse o site da IDEA9 e clique em login. Localize o botão login para criar uma conta e clique no botão. Insira os dados solicitados para efetivar o cadastro.
Obs.: apesar de não obrigatório, recomendamos que insira a URL do seu Linkedin no campo correspondente, pois isso ajuda no seu networking e identificação.
Após preencher os campos e clicar em enviar, ative o seu cadastro por meio de link que chegará no e-mail cadastrado em alguns minutos. Caso não chegar em sua caixa de entrada, verifique a pasta de spam do seu e-mail, e marque a IDEA9 como remetente confiável.
Obs.: para qualquer problema ao receber o link de confirmação, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.
2.2. Como acesso minha conta?
Após se cadastrar e realizar o primeiro acesso no site da IDEA9, clique em Login e informe seu CPF + Senha Cadastrada. Pronto! Você já consegue verificar nosso catálogo de cursos.
2.3. Qual navegador usar?
Para a sua melhor experiência indicamos usar a versão mais atualizada dos seguintes navegadores: Chrome, Firefox e Safari. Em outros navegadores como exemplo o Edge o nosso site funciona normalmente, porém pode apresentar performance inferior aos navegadores indicados.
3 - Matrículas e Pagamentos
3.1. Quero me inscrever em um curso. Como faço?
Para se inscrever, basta seguir as etapas:
No site da IDEA9, crie uma conta [ veja como no item 2.1 ] ou acesse a sua conta (informe seu CPF + senha cadastrada).
Escolha um curso por meio das categorias disponíveis, filtrando as opções ou via o campo de busca.
Quando encontrar o curso de seu interesse, clique nele. Na página específica de cada curso constam diversas informações a respeito do conteúdo que será oferecido, como programa de aprendizagem, público-alvo, shortbio do(a) professor(a) e colegas inscritos. Selecione alguma Turma para ver os detalhes e conferir as datas de oferecimento. Clique no botão Matricular para adicioná-lo ao seu carrinho de compras.
Se quiser comprar mais cursos, clique em continuar comprando, ou, clique em finalizar matrícula para ser redirecionado à página de pagamento.
Preencha ou atualize as suas informações na página de compra, para concluir a matrícula é necessário o preenchiemento por completo.
Escolha a melhor forma de pagamento e clique em Confirmar Pedido. Você terá a opção de confirmar novamente suas informações de pagamento de acordo com o método escolhido.
3.2. Quais os tipos de pagamento disponíveis?
Oferecemos as opções: Cartão de Crédito, Débito e Boleto bancário.
O prazo de compensação de pagamentos feitos via débito em conta é de até 24 horas. No caso de boleto, após a realização do pagamento, o prazo padrão para compensação será de até 4 dias úteis.
3.3. Meu pagamento consta como pendente. O que fazer?
Primeiro, verifique se o seu pagamento já excedeu as 24 horas de processamento.
Caso esse prazo já tenha passado, fale conosco clicando via alguma das várias opções disponíveis no rodapé do site. Verificaremos o ocorrido e entraremos em contato com você em até 2 dias úteis.
Se a pendência está relacionada a um pagamento feito via PayPal que não foi validado, entre em contato com a empresa pelo www.paypal.com.br
Blended: Nesta modalidade além das aulas presenciais você tem aula em outros formatos diponíveos.
3.4. Meu pedido foi cobrado em duplicidade. Como corrigir?
Se houve duplicidade no seu pagamento, por gentileza fale conosco clicando aqui (linkar:) para que possamos verificar e realizar o reembolso.
3.5. Tenho a opção de pagar com boleto bancário?
Sim. Porém esta opção é apenas para cursos avulsos. Para pagamento de assinaturas de recorrência mensal não é possível realizar via boleto, apenas por cartão de crédito ou débito.
3.6. Como utilizo o cupom de desconto?
Ao receber um cupom de desconto, você pode utilizá-lo no momento em que for realizar uma nova matrícula. O campo de inclusão do código do cupom será disponibilizado no momento da nova compra.
3.7. Em que momento recebo a nota fiscal do serviço?
Até o último dia útil do mês em que a compra foi realizada.
3.8. Tenho a opção de pagar parcelado?
Essa opção ainda não está disponível.
4 - Cursos
4.1. Quais são as modalidades oferecidas para os cursos?
Oferecemos as modalidades: presencial, blended*, online ao vivo**, online assíncrono***, WhatsApp**** e Workshop.
As opções ficam disponíveis para que você opte pela que melhor lhe atende.
*Blended: nessa modalidade além das aulas presenciais você tem aula em outras modalidaes diponíveis.
**Online ao vivo: encontro com hora marcada, onde o aluno precisa se conectar para acompanhar em tempo real as discussões e atividades propostas;
***Online assíncrono: os materiais ficam disponíveis para você acessar no momento de preferência.
****Online ao vivo: encontro com hora marcada, onde o aluno precisa se conectar para acompanhar em tempo real as discussões e atividades propostas.
4.1.2. Aula por WhatsApp? Como isso funciona?
É uma modalidade inovadora onde todas as atividades e interações acontecem dentro da plataforma do WhatsApp.
Os horários são definidos com antecedência para que você possa se organizar.
4.1.3 Os cursos online podem ser acessados por quais aparelhos?
Os cursos podem ser acessados por computadores, tablets e smartphones.
4.2. Como funcionam os cursos de escolas parceiras?
Os cursos são realizados no ambiente das nossas escolas parceiras, com o padrão e nível de qualidade verificados pela IDEA9.
4.3. Qual a carga horária dos cursos?
Visando a flexibilidade de tempo e abordagem mais objetiva aos temas, as cargas horárias dos cursos variam entre 2 a 32 horas.
Verifique a duração do seu curso de interesse em sua descrição.
4.4. Comprei um curso. Como sei que ele está disponível para iniciar os estudos?
- Acesse o site da IDEA9 - www.idea9.com.br
- Efetue o Login (informe seu CPF + senha cadastrada)
- Clique no botão Meus Cursos e na sequência Meus Cursos Atuais
- Verifique se o seu curso está listado.
Se o curso estiver listado, clique em seu título e dê andamento aos seus estudos. Caso não, fale conosco (linkar).
4.5. O curso que eu quero não tem turmas abertas. O que fazer?
Acesse o curso de interesse e clique no botão Notifique-me. Assim, quando a próxima turma for aberta, você será avisado pela nossa equipe e poderá efetuar sua matrícula.
4.5.1. Quero sugerir um novo curso. Como faço?
Por favor, entre em contato conosco por meio da nossa página de sugestão de cursos! (linkar)
4.6. Por quanto tempo eu posso acessar os cursos?
Somente os cursos presenciais e online ao vivo têm data estabelecida para serem finalizados. Cursos online assíncronos ficam disponíveis na plataforma para consulta de acordo com o seu ritmo de estudo.
5 - Atividades
5.1. O que é a Atividade Prévia?
Todo curso conta com uma atividade prévia que visa contextualizar o(a) aluno(a) antecipadamente ao assunto que será abordado. Cada atividade se adequa aos objetivos do curso e o seu formato pode variar em turmas diferentes.
5.2. O que são takeways?
Os takeways são comentários e feedbacks enviados pelos alunos após as aulas. Eles permitem que o professor e a IDEA9 acompanhem o grau de satisfação e a percepção dos alunos frente aos conhecimentos adquiridos. São também uma ótima maneira de fixar melhor a aprendizagem após cada aula, Além disso, o envio dos takeways garantem pontos para você.
5.3. O que é a Pesquisa de Avaliação do Curso?
Essa pesquisa permite que você ofereça um feedback de sua experiência completa sobre a aprendizagem no curso. Isso colabora para um assertivo aprimoramento nos próximos oferecimentos.
O envio da Pesquisa de Avaliação do Curso garante pontos para você.
5.4. O que é o “Continue Aprendendo”?
A proposta dessas atividades é reforçar o que foi aprendido durante o curso, mesmo após seu término. Isso garante uma melhor fixação do conhecimento e mais oportunidades de aprendizagem em momentos diferentes, diminuindo assim o processo de esquecimento sobre o tema por meio de interações mais frequentes.
5.5. Não consigo visualizar as atividades do meu curso. O que fazer?
Primeiro verifique sua conexão de internet. Também indicamos o uso dos navegadores Chrome ou Mozilla. Caso o seu navegador esteja atualizado e outros sites funcionando normalmente, entre em contato conosco atravez da melhor opcão disponível no roda-pé do site.
5.6 Depois da aula ao vivo de webinar, quanto tempo a gravação fica disponível?
O curso fica disponível durante o período de um mês.
6 – Faltas e Troca de turma
6.1. Precisei faltar em um dos dias de curso. Tenho como repor esse dia perdido?
Uma vez que a aula foi realizada, o professor não realizará uma nova exposição das atividades na mesma turma. Você poderá acessar os arquivos da aula no ambiente virtual.
6.1.2. O que acontece se eu faltar um (ou mais) dia (s) de curso?
Além da compreensão e aproveitamento serem afetados, caso você não atinja a frequência mínima, não poderá receber o certificado de conclusão.
6.3. Você perdeu o conteúdo de uma aula ou deseja rever esse tema?
Basta se inscrever na próxima turma e aproveitar ainda mais essa oportunidade de aprendizagem.
6.3. Posso trocar de turma?
Sim. Para isso, você precisar solicitar em até 7 dias antes do início do curso o cancelamento do mesmo. Assim, poderá se matricular em uma nova turma ou curso.
7 - Certificado
7.1. Como faço para acessar meu certificado?
O certificado digital fica disponível no ambiente do curso. Basta acessar o curso e visualizar o arquivo no tópico de aula identificado como Certificado de Participação no Curso.
7.2. Como são os certificados?
Os certificados são compostos por: nome da instituição, nome do aluno, nome do curso realizado, carga horária, período dedicado ao curso, data de emissão e assinatura do diretor acadêmico.
Nossos certificados são emitidos pelo nosso CTL - Center for Teaching and Learning (área acadêmica).
7.3. Não recebi meu certificado. O que faço?
Nesse caso, verifique se você atingiu a porcentagem mínima de presença: 70%.
Não!
Em caso negativo, verifique se a modalidade de seu curso permite que ainda possa concluí-lo e após, aguarde o recebimento do link de acesso ao certificado.
Sim!
Em caso positivo, você receberá um e-mail com o link de acesso ao certificado.
Caso esteja com dificuldades ou não tenha recebido o link mesmo tendo atingido a presença mínima de 70%, entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
7.4. Meu certificado veio com erro/informações equivocadas. O que fazer?
Entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e informe o ocorrido.
7.5. Preciso comparecer em todas as aulas para obter o certificado?
Depende do formato e duração do curso. Para emissão do certificado, é necessário que obtenha 70% de aproveitamento nas aulas.
8 - Cancelamento
8.1. Como cancelar a assinatura?
Para cancelar a assinatura de cursos, é necessário que nos envie a solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
8.2. Como faço para cancelar meu curso?
Para cancelar sua participação em um curso, é necessário que nos envie a solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O cancelamento, informado com um prazo de 7 dias após a compra, permite o reembolso do valor aplicado.
Em um prazo posterior a 7 dias de compra e antecipado a 7 dias do início do curso, permite a solicitação de um cupom de crédito de igual valor.
Caso o cancelamento seja informado após os 7 dias da compra e sem a antecipação de 7 dias do início do curso, as opções ficam inativadas automaticamente pelo sistema.
8.3. Cancelei minha assinatura. Posso reativá-la no futuro?
Sim! Você pode voltar quando quiser. Para reativá-la, fale conosco via algumas das opções no roda-pé do site.
8.3.1 Consigo repassar minha assinatura para alguém?
Seu benefício é intransferível, por isso não realizamos a troca de matrícula para outro usuário.
8.4. A própria IDEA9 cancelou o curso que eu iria participar. O que acontece?
Os cursos cancelados por nós serão reprogramados ou alterados caso haja interesse E disponibilidade do aluno. Caso o aluno não tenha interesse e/ou disponibilidade, o valor será ressarcido.
9 - Pontos
9.1. O que poderei fazer com os pontos acumulados em meu perfil?
Todos os nossos cursos contêm atividades que valem pontos IDEA9, Acesse o ambiente virtual de aprendizagem dos cursos e cumpra as atividades propostas para ganhá-los. Os pontos IDEA9 são convertidos em Pontos Livelo, esses pontos podem ser trocados por prêmios! Acesse o site do nosso parceiro para saber mais: www.livelo.com.br. Confira também o regulamento do Programa de Pontos IDEA9 disponível no rodapé do site.
9.2. Como consulto os meus pontos:
1 - Logar: Use apenas os números do seu CPF sem pontos ou traços, e sua senha.
2 - Acesse o Seu menu: Ao lado superior direito clique no ícone de perfil, ele abrirá na lateral do site.
3 - Escolha a opção Painel.
4 - Após abrir o Seu Painel você visualizará os seus pontos acumulados.
10 – Quero Experimentar
10.1. Quero experimentar antes de fazer a assinatura. Como faço?
Entre em contato conosco! (linkar) Vamos marcar um café e conversar sobre os seus desafios em educação corporativa. Temos opções especiais de degustação para que você e seus colaboradores vivenciem o Prazer de Aprender em nossos cursos.