FAQ

1 - Sobre a IDEA9

  • 1.1. O que é a IDEA9?
    A IDEA9 é uma Plataforma de Educação Executiva que funciona como Universidade Corporativa Compartilhada e Aberta. Somos inovadores e oferecemos uma experiência de aprendizagem transformadora. Com cursos presenciais, blended e online, oferecemos aos nossos alunos meios de aplicar novos conhecimentos em seu dia a dia. Garantimos um modelo de ensino diferenciado, - com foco no desenvolvimento pessoal e protagonismo profissional.
  • 1.2. Onde fica a IDEA9?
    Nossa sede fica localizada da Rua Jaceru, 225 (Vila Gertrudes, 04725-000, São Paulo, SP).
    Também contamos com escolas parceiras, o que amplia nossa variedade de temas e locais físicos disponíveis.
  • 1.3. Como ser aluno ou contratar?
    Para ser aluno, contate o RH da sua empresa e demonstre interesse em se desenvolver com os cursos da IDEA9.

    As empresas parceiras podem contratar o plano de assinatura de acordo com o número de colaboradores que desejam. Esses terão acesso ilimitado aos cursos disponíveis, sendo necessário apenas uma pequena participação de coinvestimento para efetivação da matrícula.
  • 1.4. O que é coinvestimento?
    Em nosso modelo de assinatura, a empresa parceira contrata o curso e o aluno tem acesso ilimitado para desenvolver sua carreira.

    Para a efetivação de cada matrícula, é necessário o pagamento de uma pequena porcentagem simbólica por parte do aluno, chamada de coinvestimento. Entendemos que esse pequeno valor investido, aumenta a percepção de compromisso com o benefício ofertado pela empresa do aluno.

2 - Acesso

  • 2.1 Primeiro acesso
    Acesse o site da IDEA9 e clique em login. Localize o botão login para criar uma conta e clique no botão. Insira os dados solicitados para efetivar o cadastro.

    Obs.: apesar de não obrigatório, recomendamos que insira a URL do seu Linkedin no campo correspondente, pois isso ajuda no seu networking e identificação.

    Após preencher os campos e clicar em enviar, ative o seu cadastro por meio de link que chegará no e-mail cadastrado em alguns minutos. Caso não chegar em sua caixa de entrada, verifique a pasta de spam do seu e-mail, e marque a IDEA9 como remetente confiável.

    Obs.: para qualquer problema ao receber o link de confirmação, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.
  • 2.2. Como acesso minha conta?
    Após se cadastrar e realizar o primeiro acesso no site da IDEA9, clique em Login e informe seu CPF + Senha Cadastrada. Pronto! Você já consegue verificar nosso catálogo de cursos.

    Após preencher os campos e clicar em enviar, ative o seu cadastro por meio de link que chegará no e-mail cadastrado em alguns minutos. Caso não chegar em sua caixa de entrada, verifique a pasta de spam do seu e-mail, e marque a IDEA9 como remetente confiável.

    Obs.: para qualquer problema ao receber o link de confirmação, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.
  • 2.3. Qual navegador usar?
    Para a sua melhor experiência indicamos usar a versão mais atualizada dos seguintes navegadores: Chrome, Firefox e Safari. Em outros navegadores como exemplo o Edge o nosso site funciona normalmente, porém pode apresentar performance inferior aos navegadores indicados.

3 - Matrículas e Pagamentos

  • 3.1. Quero me inscrever em um curso. Como faço?
    Para se inscrever, basta seguir as etapas:

    No site da IDEA9, crie uma conta [ veja como no item 2.1 ] ou acesse a sua conta (informe seu CPF + senha cadastrada).

    Escolha um curso por meio das categorias disponíveis, filtrando as opções ou via o campo de busca.

    Quando encontrar o curso de seu interesse, clique nele. Na página específica de cada curso constam diversas informações a respeito do conteúdo que será oferecido, como programa de aprendizagem, público-alvo, shortbio do(a) professor(a) e colegas inscritos. Selecione alguma Turma para ver os detalhes e conferir as datas de oferecimento. Clique no botão Matricular para adicioná-lo ao seu carrinho de compras.

    Se quiser comprar mais cursos, clique em continuar comprando, ou, clique em finalizar matrícula para ser redirecionado à página de pagamento.

    Preencha ou atualize as suas informações na página de compra, para concluir a matrícula é necessário o preenchiemento por completo.

    Escolha a melhor forma de pagamento e clique em Confirmar Pedido. Você terá a opção de confirmar novamente suas informações de pagamento de acordo com o método escolhido.
  • 3.2. Quais os tipos de pagamento disponíveis?
    Oferecemos as opções: Cartão de Crédito, Débito e Boleto bancário.

    O prazo de compensação de pagamentos feitos via débito em conta é de até 24 horas. No caso de boleto, após a realização do pagamento, o prazo padrão para compensação será de até 4 dias úteis.
  • 3.3. Meu pagamento consta como pendente. O que fazer?
    Primeiro, verifique se o seu pagamento já excedeu as 24 horas de processamento.

    Caso esse prazo já tenha passado, fale conosco clicando via alguma das várias opções disponíveis no rodapé do site. Verificaremos o ocorrido e entraremos em contato com você em até 2 dias úteis.

    Se a pendência está relacionada a um pagamento feito via PayPal que não foi validado, entre em contato com a empresa pelo www.paypal.com.br

    Blended: Nesta modalidade além das aulas presenciais você tem aula em outros formatos diponíveos.
  • 3.4. Meu pedido foi cobrado em duplicidade. Como corrigir?
    Se houve duplicidade no seu pagamento, por gentileza fale conosco clicando aqui (linkar:) para que possamos verificar e realizar o reembolso.
  • 3.5. Tenho a opção de pagar com boleto bancário?
    Sim. Porém esta opção é apenas para cursos avulsos. Para pagamento de assinaturas de recorrência mensal não é possível realizar via boleto, apenas por cartão de crédito ou débito.
  • 3.6. Como utilizo o cupom de desconto?
    Ao receber um cupom de desconto, você pode utilizá-lo no momento em que for realizar uma nova matrícula. O campo de inclusão do código do cupom será disponibilizado no momento da nova compra.
  • 3.7. Em que momento recebo a nota fiscal do serviço?
    Até o último dia útil do mês em que a compra foi realizada.
  • 3.8. Tenho a opção de pagar parcelado?
    Essa opção ainda não está disponível.

4 - Cursos

5 - Atividades

  • 5.1. O que é a Atividade Prévia?
    Todo curso conta com uma atividade prévia que visa contextualizar o(a) aluno(a) antecipadamente ao assunto que será abordado. Cada atividade se adequa aos objetivos do curso e o seu formato pode variar em turmas diferentes.
  • 5.2. O que são takeways?
    Os takeways são comentários e feedbacks enviados pelos alunos após as aulas. Eles permitem que o professor e a IDEA9 acompanhem o grau de satisfação e a percepção dos alunos frente aos conhecimentos adquiridos. São também uma ótima maneira de fixar melhor a aprendizagem após cada aula, Além disso, o envio dos takeways garantem pontos para você.
  • 5.3. O que é a Pesquisa de Avaliação do Curso?
    Essa pesquisa permite que você ofereça um feedback de sua experiência completa sobre a aprendizagem no curso. Isso colabora para um assertivo aprimoramento nos próximos oferecimentos.

    O envio da Pesquisa de Avaliação do Curso garante pontos para você.
  • 5.4. O que é o “Continue Aprendendo”?
    A proposta dessas atividades é reforçar o que foi aprendido durante o curso, mesmo após seu término. Isso garante uma melhor fixação do conhecimento e mais oportunidades de aprendizagem em momentos diferentes, diminuindo assim o processo de esquecimento sobre o tema por meio de interações mais frequentes.
  • 5.5. Não consigo visualizar as atividades do meu curso. O que fazer?
    Primeiro verifique sua conexão de internet. Também indicamos o uso dos navegadores Chrome ou Mozilla. Caso o seu navegador esteja atualizado e outros sites funcionando normalmente, entre em contato conosco atravez da melhor opcão disponível no roda-pé do site.
  • 5.6 Depois da aula ao vivo de webinar, quanto tempo a gravação fica disponível?
    O curso fica disponível durante o período de um mês.

6 – Faltas e Troca de turma

7 - Certificado

  • 7.1. Como faço para acessar meu certificado?
    O certificado digital fica disponível no ambiente do curso. Basta acessar o curso e visualizar o arquivo no tópico de aula identificado como Certificado de Participação no Curso.
  • 7.2. Como são os certificados?
    Os certificados são compostos por: nome da instituição, nome do aluno, nome do curso realizado, carga horária, período dedicado ao curso, data de emissão e assinatura do diretor acadêmico.

    Nossos certificados são emitidos pelo nosso CTL - Center for Teaching and Learning (área acadêmica).
  • 7.3. Não recebi meu certificado. O que faço?
    Nesse caso, verifique se você atingiu a porcentagem mínima de presença: 70%.

    Não!

    Em caso negativo, verifique se a modalidade de seu curso permite que ainda possa concluí-lo e após, aguarde o recebimento do link de acesso ao certificado.

    Sim!

    Em caso positivo, você receberá um e-mail com o link de acesso ao certificado.

    Caso esteja com dificuldades ou não tenha recebido o link mesmo tendo atingido a presença mínima de 70%, entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • 7.4. Meu certificado veio com erro/informações equivocadas. O que fazer?
    Entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e informe o ocorrido. 
  • 7.5. Preciso comparecer em todas as aulas para obter o certificado?
    Depende do formato e duração do curso. Para emissão do certificado, é necessário que obtenha 70% de aproveitamento nas aulas.

8 - Cancelamento

  • 8.1. Como cancelar a assinatura?
    Para cancelar a assinatura de cursos, é necessário que nos envie a solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • 8.2. Como faço para cancelar meu curso?
    Para cancelar sua participação em um curso, é necessário que nos envie a solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    O cancelamento, informado com um prazo de 7 dias após a compra, permite o reembolso do valor aplicado.

    Em um prazo posterior a 7 dias de compra e antecipado a 7 dias do início do curso, permite a solicitação de um cupom de crédito de igual valor.

    Caso o cancelamento seja informado após os 7 dias da compra e sem a antecipação de 7 dias do início do curso, as opções ficam inativadas automaticamente pelo sistema.
  • 8.3. Cancelei minha assinatura. Posso reativá-la no futuro?
    Sim! Você pode voltar quando quiser. Para reativá-la, fale conosco via algumas das opções no roda-pé do site.
  • 8.3.1 Consigo repassar minha assinatura para alguém?
    Seu benefício é intransferível, por isso não realizamos a troca de matrícula para outro usuário.
  • 8.4. A própria IDEA9 cancelou o curso que eu iria participar. O que acontece?
    Os cursos cancelados por nós serão reprogramados ou alterados caso haja interesse E disponibilidade do aluno. Caso o aluno não tenha interesse e/ou disponibilidade, o valor será ressarcido.

9 - Pontos

  • 9.1. O que poderei fazer com os pontos acumulados em meu perfil?
    Todos os nossos cursos contêm atividades que valem pontos IDEA9, Acesse o ambiente virtual de aprendizagem dos cursos e cumpra as atividades propostas para ganhá-los. Os pontos IDEA9 são convertidos em Pontos Livelo, esses pontos podem ser trocados por prêmios! Acesse o site do nosso parceiro para saber mais: www.livelo.com.br. Confira também o regulamento do Programa de Pontos IDEA9 disponível no rodapé do site.
  • 9.2. Como consulto os meus pontos:
    1 - Logar: Use apenas os números do seu CPF sem pontos ou traços, e sua senha.
    2 - Acesse o Seu menu: Ao lado superior direito clique no ícone de perfil, ele abrirá na lateral do site.
    3 - Escolha a opção Painel.
    4 - Após abrir o Seu Painel você visualizará os seus pontos acumulados.

10 – Quero Experimentar