Planeje seus processos, economize tempo e otimize resultados aplicando as metodologias que mais crescem em uso por gestores do mundo inteiro.
Por que fazer esse curso?
Estar preparado tecnicamente não basta. É preciso responder aos novos desafios que o ambiente de negócios, cada vez mais repleto de incertezas e ambiguidades, apresenta. Nesse cenário de demandas crescentes e velocidade nas entregas, as metodologias ágeis e o framework Scrum trabalham competências fundamentais da gestão de processos e permitem organizá-la por um viés mais iterativo – ou seja, prevendo divisões ou ciclos de desenvolvimento – , oferecendo valor ao cliente em cada parte do processo. Aprenda a utilizar essa ferramenta para simplificar processos complexos e ver oportunidades de sinergia e integração onde os outros não conseguem, além de otimizar tempo e recursos.
Programa do Curso:
- Definição de Projeto
- Definição e diferenças da Metodologia Waterfall e Agile
- O que é Agile e suas principais metodologias
- SCRUM – o que é e como funciona na prática
- Exercícios e dinâmicas lúdicas para fixação do conteúdo
- Desenvolvimento de um projeto básico SCRUM
O que eu levo comigo dessa experiência de aprendizagem?
- Hackathon - Trabalho em grupo para apresentação de um projeto.
- Livro prêmio do Hackathon, PDF do curso com as dicas e passo-a-passo de como implementar um projeto SCRUM, 12 State of Agile Report (PDF).
O que você vai aprender?
Ao final do curso, o aluno será capaz de
- Entender princípios e processos das metodologias ágeis;
- Identificar características e formas de aplicação das metodologias ágeis;
- Implementar os conceitos aprendidos na própria realidade;
- Criar um projeto inovador utilizando a metodologia SCRUM.
Competências exercitadas:
- Gestão de Processos: Bom em descobrir os processos necessários para fazer as coisas, sabe organizar bem as pessoas e as atividades, sabe como separar e combinar tarefas em um fluxo de trabalho eficiente, sabe o que medir e como medir em um processo. Consegue ver oportunidades de sinergia e integração onde os outros não conseguem e é capaz de simplificar processos complexos.
- Organização: Sabe administrar recursos (humanos, financeiros, materiais, de apoio, etc) para fazer as coisas. Sabe orquestrar múltiplas atividades de uma vez para chegar a um objetivo, sabe utilizar os recursos que possui de forma eficaz e eficiente, capaz de organizar informações e arquivos de forma útil.
- Foco no cliente: Se dedica a atender expectativas e exigências dos clientes (internos e externos), recebe em primeira mão informações dos clientes e faz uso delas para melhoria dos seus serviços ou produtos, se relaciona de forma eficaz com o cliente, ganhando sua confiança e respeito.
Como você vai se engajar?
- Think-Pair-Share
- Estudo de Caso
- Discussão em grupo sobre conceitos aplicados
- Hackathon - Trabalho em grupo para apresentação de um projeto
Quem vai aproveitar bastante?
- Profissionais de diferentes áreas de atuação (TI, financeiro, vendas, marketing, RH, etc) que desejam se beneficiar com uma nova forma de organizar e gerenciar seus projetos, visando separar e combinar tarefas em um fluxo de trabalho eficiente.
Benefícios para os alunos
Na IDEA9 você acompanha a sua progressão no curso e ganha pontos na medida em que aprende. Fique atento aos avisos sobre o curso, acesse os materiais recomendados em cada uma das aulas, realize as atividades práticas e participe das aulas para ganhar mais pontos e aprender mais!
Certificado
Será emitido o Certificado para os participantes com participação e conclusão das atividades superior a 70%, incluindo Atividade Prévia e participação nas aulas.