Problemas Complexos? Aproveite! Se você lida com problemas complexos em seu dia a dia, envolvendo seus clientes e outros stakeholders, este curso lhe dará subsídios para criar soluções criativas, utilizando ferramentas e metodologia da abordagem de Design Thinking.
Pré-requisitos:
Traga seu notebook próprio (com Excel 2010 ou superior para Windows) para atividades em sala de aula.
Por que fazer esse curso?
Aprenda como esta abordagem vai ajudá-lo a resolver problemas complexos de maneira criativa, utilizando uma visão orientada ao cliente (interno e externo). Desta forma, desenvolva uma postura mais prática, embasada em fatos e experiências reais, tornando-se preparado para responder as necessidades dos usuários por meio de atributos funcionais, emocionais e sociais. Ouça o cliente e faça uso das informações que ele te fornece, em primeira mão, para gerar melhorias reais nos serviços ou produtos que você ajuda a desenvolver.
Programa do Curso:
- Prototipação de produto inovador;
- Desenvolvimento de uma Jornada do Cliente;
- Criação de Personas;
- Elaborar um modelo de negócios, utilizando Business Model Canvas;
- Levantar as dores do cliente, através do Value Proposition Canvas;
O que eu levo comigo dessa experiência de aprendizagem?
Value Proposition Canvas, Business Model Canvas, Jornada do Cliente, Personas e Protótipo do produto inovador desenvolvido em sala.
O que você vai aprender?
Ao final do curso, o aluno será capaz de
- Compreender o processo metodológico da abordagem de Design Thinking;
- Organizar processos inovadores e centrados nos usuários;
- Implementar o processo de inovação baseado na escuta ativa do cliente;
- Desenvolver produtos ou serviços utilizando a abordagem de Design Thinking;
Competências exercitadas:
- Criatividade: Tem facilidade com ideias novas e originais, capaz de fazer conexões de situações anteriores e atuais, tende a ser visto como original e agrega valor em situações de brainstorming.
- Gestão da inovação: É bom em trazer ideias criativas para o negócio, tem um bom julgamento sobre quais ideias vão funcionar, consegue sugerir ideias funcionais, tem bom senso com o gerenciamento de processos criativos, é um bom facilitador de brainstorming, é bom em projetar ideias para o mercado.
- Foco no cliente: Se dedica a atender expectativas e exigências dos clientes (internos e externos), recebe em primeira mão informações dos clientes e faz uso delas para melhoria dos seus serviços ou produtos, se relaciona de forma eficaz com o cliente, ganhando sua confiança e respeito.
Como você vai se engajar?
- Atividades Hands-On, atividades de prototipação, ideação, brainstorming, vídeos, leituras, quiz e discussões.
Quem vai aproveitar bastante?
- Profissionais que se relacionam com a área comercial, de marketing, pesquisa e desenvolvimento, gestores de produtos ou serviços, consultores e analistas que precisam resolver problemas complexos e melhorar as competências de criatividade e de escuta.
Benefícios para os alunos
Na IDEA9 você acompanha a sua progressão no curso e ganha pontos na medida em que aprende. Fique atento aos avisos sobre o curso, acesse os materiais recomendados em cada uma das aulas, realize as atividades práticas e participe das aulas para ganhar mais pontos e aprender mais!
Certificado
Será emitido o Certificado para os participantes com participação e conclusão das atividades superior a 70%, incluindo Atividade Prévia e participação nas aulas.