App Inventor

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App Inventor

Carga Horária

O curso terá a carga horária de 29h

Competências

Aprendizagem técnica, Resolução de problemas, Uso hábil de tecnologia

Público-alvo

Todos

Formato

Síncrono

Sobre o Curso

Por que fazer esse curso? 

O App Inventor é uma plataforma do MIT (Massachusetts Institute of Technology, faculdade renomada dos Estados Unidos e uma das melhores do mundo) que transformou a linguagem de programação em algo mais simples e acessível. Nessa plataforma, qualquer pessoa consegue desenvolver aplicativos para Android, clicando e arrastando blocos de comandos. Apesar do formato simples, os blocos comportam diversas funcionalidades, permitindo, assim o desenvolvimento de aplicativos complexos com infinitas possibilidades. Por ser uma ferramenta gratuita, pessoas do mundo todo e de todas as idades desenvolvem seus aplicativos usando o App Inventor.

Neste curso, aprenda a usar o App Inventor com acompanhamento de especialistas que passaram por formação do MIT. As aulas são totalmente em português, misturando momentos de aprendizagem individual com aulas ao vivo com professor e turma. Por isso, comprometimento é importante!

Você sabia que alguns problemas podem ser resolvidos por aplicativos? O curso também vai te apoiar com ferramentas que ajudam a identificar problemas e encontrar soluções, para que você possa criar o seu aplicativo para isso.

Vamos fazer parte dessa comunidade global? Continue a leitura para conferir mais informações sobre como as aulas vão funcionar.

Pré-requisitos: dispositivo Android com acesso à internet e computador.

Programa do curso:

  • Aulas On-line ao Vivo
    • Duração: 2 horas
    • Ferramenta: Zoom

  • Agenda de Aulas
    • 1: Cálculo de Área
    • 2: Imagens
    • 3: Mapas
    • 4: Banco de Dados
    • 5: Projetos
    • 6: Texto e Voz
    • 7: API
    • 8: Games
    • 9: Publicação
    • 10: Apresentação

  • Agenda das Pílulas
    • Semana 0: Ambientação: Hello Codi!
    • Semana 1: IMC
    • Semana 2: Que cor é essa?
    • Semana 3: Lugares Preferidos
    • Semana 4: Receitas
    • Semana 5: Projetos
    • Semana 6: Calculadora Por Voz
    • Semana 7: Tudo sobre a Marvel
    • Semana 8: Space Invaders
    • Semana 9: Distribuição

  • Aulas + Pílulas
    • Dedicação semanal: 3 horas (2 horas/aula + 1 hora pílula)
    • 9 semanas com dedicação de 3h/semana + 2 horas/aula final de apresentação de projetos
    • CH total do curso: 29 horas

O que eu levo comigo dessa experiência de aprendizagem?

Aplicativo real de tema livre desenvolvido em grupo, pronto para ser publicado. Mentorias com especialistas para acompanhamento do projeto.

O que você vai aprender?

Ao final do curso, o aluno será capaz de:
  • Criar seus próprios aplicativos, em projetos pessoais ou de mercado, utilizando soluções móveis para resolver problemas reais.
 

Competências exercitadas:

Aprendizagem técnica: Aprende coisas técnicas rapidamente, consegue reter novas habilidades e conhecimentos com facilidade, é bom em aprender coisas sobre novas indústrias, empresas, produtos ou conhecimentos técnicos, vai bem em cursos técnicos e seminários.

Resolução de problemas: Faz uso de métodos e lógicas rigorosas para resolver problemas difíceis com soluções eficazes, consegue ver problemas ocultos, é excelente em análises, consegue encontrar respostas independentemente da fonte, consegue olhar para além do óbvio e não parar nas primeiras respostas.

Uso hábil de tecnologia: Usa efetivamente a tecnologia para acessar, avaliar, integrar, criar e comunicar informações para aprimorar o processo de aprendizado por meio da resolução de problemas e do pensamento crítico.
 

Como você vai se engajar?

Microlearning: conteúdo disponível por “pílulas” diárias oferecidas na plataforma IDEA9 e WhatsApp + 1 aula online ao vivo de 2 horas por semana. O conteúdo é agrupado em módulos, cuja duração é de uma semana. Cada módulo tem um tema principal e dois projetos a serem desenvolvidos.

Projeto 1: aluno realiza de forma assíncrona por meio das “pílulas” diárias, para entrega no dia da aula online da semana.

Projeto 2: etapa mais avançada do projeto 1, realizado durante a aula online junto com o professor.

A partir da semana 5 o aluno desenvolverá um projeto de livre escolha, em grupo. O curso prossegue com o mesmo modelo, com a diferença de que os alunos devem conseguir implementar o conteúdo das pílulas em seus projetos pessoais, até a finalização e apresentação na semana 9.
 

Quem vai aproveitar bastante?

Jovens interessados em ingressar na indústria de software, desenvolvendo e distribuindo aplicativos móveis para dispositivos Android.
14-18 anos (E.M.)

Daniel Paz de Araújo

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Professor
Bacharel em Ciência da Computação; MBA em Gestão de TI; Mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital; Ph.D. em Artes Visuais e Tecnologia. Especialista em Docência no Ensino Superior. Agilista certificado Team Kanban Practioner, Scrum Master e Scrum Product Owner. MIT Master Trainer in Educational Mobile Computing.
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